ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


(ENADE / 2014 – com adaptações)

Da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania, fundamentado no reconhecimento da diferença e na participação dos sujeitos, decorre uma identificação dos mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção das desigualdades. Essa problematização explicita os processos normativos de distinção dos alunos em razão de características intelectuais, físicas, culturais, sociais e linguísticas, estruturantes do modelo tradicional de educação escolar.

BRASIL, MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008, p, 06.

 

As questões suscitadas no texto ratificam a necessidade de novas posturas docentes, de modo a atender a diversidade humana presente na escola. Nesse sentido, no que diz respeito a seu fazer docente frente aos alunos, o professor deve:


realizar práticas avaliativas que evidenciem as habilidades e competências dos alunos, instigando esforços individuais para que cada um possa melhorar o desempenho escolar.


ampliar o uso dos recursos didáticos como estratégia para atender as diferentes necessidades dos alunos, valorizando, assim, o respeito às individualidades e a construção coletiva do conhecimento.


desenvolver atividades que valorizem o conhecimento historicamente elaborado pela humanidade e aplicar avaliações criteriosas a fim de aferir o desempenho dos alunos.


planejar ações pedagógicas extraescolares tendo em conta o convívio com a diversidade; selecionar e organizar os grupos, a fim de evitar conflitos.


promover o acesso às inovações tecnológicas de modo que se favoreça e qualifique os processos de busca e construção individual do conhecimento.

A­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ltas habilidades referem-se aos comportamentos observados e/ou relatados que confirmam os traços consistentemente superiores em relação ao desempenho médio da maioria da população (idade, produção ou série escolar) em relação a quaisquer campos dos saberes ou dos fazeres.

 

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Subsídios para a organização e funcionamento de serviços de educação especial: área de altas habilidades. Brasília: MEC/SEESP, 1995.  (Adaptado)

 

Entende-se por “traços consistentemente superiores”:


as formas que permanecem com pouca duração na divisão dos comportamentos humanos, de modo que não sejam notados em épocas e situações diferentes por seus observadores.


as formas que desaparecem com frequência e duração na estruturação dos comportamentos humanos, de modo que não sejam notados em determinadas épocas e sim em situações semelhantes.


as formas que permanecem com pouca frequência na compilação dos comportamentos humanos, de modo que não são notados por seus companheiros de imediato, apenas no decorrer do tempo.


as formas que permanecem com frequência e duração na estruturação dos comportamentos humanos, de modo que possam ser notados em épocas distintas e situações semelhantes.


as formas que permanecem com frequência e duração na divisão dos comportamentos dos humanos, de modo que não sejam notados por seus companheiros em épocas semelhantes.

(Questão adaptada - Enade 2017)

Leia com atenção a tirinha a seguir:

 

 

Considerando a tirinha apresentada e as questões da variação linguística que ela suscita, assinale a opção correta.


O caráter multicultural e desigual da oralidade, que se realiza tanto na forma culta quanto em outras, carrega marcas de tempo, espaço e lugar.


O fenômeno da variação linguística indica que a língua portuguesa está passando por mudanças que podem resultar na desvalorização e até em sua  morte se considerarmos o crescente uso dos estrangeirismos.


A variação linguística no Brasil está centrada na escrita, o que justifica o ensino das modalidades orais e escritas da língua.


As marcas da oralidade devem ser suprimidas, enquanto a gramática normativa deve ser privilegiada  para o uso correto de qualquer gênero do discurso escrito.


A gramática normativa é fundamental para a explicação dos fenômenos linguísticos em uma sociedade.

No que se refere à aprendizagem inicial da língua portuguesa, alfabetização e letramento são processos independentes.

PORQUE

A alfabetização é o desenvolvimento de competências e habilidades para o uso efetivo da língua portuguesa em práticas sociais, enquanto o letramento é a aprendizagem do sistema de utilização das letras, na escrita.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a Isegunda é uma justificativa correta da primeira.

Leia, com atenção, o texto em destaque.

 

O papel da escola é o de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual. A escola tem como foco apenas a cultura, sendo os problemas sociais resguardados apenas à própria sociedade. Nessa perspectiva, os conteúdos de ensino são aqueles que foram ao longo do tempo acumulados e, nesse momento, são repassados como verdades absolutas, sem possibilidade de questionamentos ou levantamentos de dúvidas em relação a sua veracidade. Nessa concepção não está presente a consideração sobre os conhecimentos prévios do aluno, apenas o que está no currículo é transmitido, sem interferências ou ‘perdas de tempo’. A metodologia de ensino é a exposição verbal por parte do professor e a preparação do aluno. O foco principal é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos. Desta forma, o professor inicialmente realiza a preparação do aluno, em seguida formula a apresentação do conteúdo, correlacionando-o com outros assuntos e, por último, faz-se a generalização e aplicação de exercícios.

 

Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, é CORRETO afirmar que o texto se refere à:


tendência tradicional.


tendência libertária.


tendência renovadora progressiva.


tendência histórico-crítica.


tendência libertadora.

Cabe ao diretor da escola ou a quaisquer representantes dos segmentos da comunidade escolar a convocação para organizar  as eleições do colegiado.

Fonte: Acervo EAD-Uniube.

 

Para a eleição de escolha dos conselheiros, é fundamental:


garantir a lisura e transparência do processo eleitoral com o voto único e secreto.


garantir privilégios a todos os alunos que tiverem familiares como conselheiros.


garantir que todos os eleitos recebam salários pelos serviços prestados durante o mandato.


garantir que os eleitos sejam parentes e amigos do diretor da escola para ajudá-lo sempre.


garantir maior número de funcionários e professores eleitos que número de pais e alunos.

O Plano Nacional de Educação (PNE) inclui 20 metas e estratégias traçadas para o setor nos próximos 10 anos. Entre as metas, está a aplicação de valor equivalente a 10% do produto interno Bruto (PIB) na educação pública, promovendo a universalização do acesso à educação infantil para crianças de quatro a cinco anos, do ensino fundamental e do ensino médio. Esse plano também prevê a abertura de mais vagas no ensino superior, investimentos maiores em educação básica em tempo integral e em educação profissional, além da valorização do magistério.

BRASIL. Conheça as 20 metas definidas pelo PNE. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br>. Acesso em: 12 de fev. 2019 (adaptado).

 

A Lei no. 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o PNE, prevê importantes dispositivos, tais como:

I. A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas.

II. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas desse nível de ensino.

III. O poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 anos da publicação desta lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.

 

É correto o que se afirma em:


II e III, apenas.


II, apenas.


I, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.

Uma das teorias do desenvolvimento humano mais conhecidas e estudadas por psicólogos e professores é a Teoria Psicossexual de Sigmund Freud. Sabemos que ele não era educador e não teve a intenção de aplicar seus conceitos e descobertas ao ensino-aprendizagem. Mas seus estudos sobre o desenvolvimento infantil, pode ajudar o professor em sala de aula.

 

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- O professor que conhece as fases do  desenvolvimento segundo Freud (fase oral, anal, fálica, latência e genital), poderá entender certos comportamentos que seus alunos apresentam no dia a dia e saberá avaliar se essas fases estão sendo ou não bem vividas pelas crianças.

PORQUE

II- Por meio da aplicação dos conceitos psicanalíticos, o professor poderá contextualizar as situações acadêmicas, compreendendo as razões psicológicas que dificultam ou impedem a aprendizagem das crianças. De acordo com a faixa etária e as características da fase de desenvolvimento em que a criança se encontra, o professor poderá compreender, motivar e desafiar as crianças.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira

Não é à toa  que a  modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) traz seus sujeitos impressos em seu nome. São justamente esses sujeitos com toda sua diversidade e heterogeneidade que demarcam as especificidades da EJA. É a partir deles que essa modalidade  vem sendo pensada no campo acadêmico, de maneira que uma proposta curricular adjacente a essas questões traga como pressuposto teórico o legado da Educação Popular, em que docente e  aluno entrelaçam uma postura dialógica.

Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br. Acesso em: 12 jul. 2017 (adaptado).

 

Considerando as informações apresentadas, avalie  as afirmações a seguir.

I. As especificidades dos educandos da EJA precisam ser consideradas e avaliadas constantemente, com intuito de que os conhecimentos trabalhados em sala de aula seja significativos.

II. Os pressupostos teóricos e a proposta curricular da EJA são os mesmos da alfabetização nas séries iniciais, de modo que os jovens e adultos recuperem os conhecimentos aos quais não tiveram acesso em idade regular.

III. A relação dialógica entre educadores e educandos potencializa o processo de ensino-aprendizagem ao dar espaço para a diversidade e heterogeneidade presentes nas salas de aula.

IV. O legado da Educação Popular deve nortear a proposta curricular da EJA numa perspectiva compensatória, de modo a favorecer indivíduos que não obtiveram sucesso na educação regular.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I, II e III.


III e IV.


I e III.


I, II e IV.


II e IV.

As disciplinas de Estágio do curso de Pedagogia, da UNIUBE, tencionam formar um profissinal da educação capaz de: demonstrar domínio do trabalho didático na Educação Infantil e/ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; participar coletiva e cooperativamente da elaboração, desenvolvimento e avaliação pedagógica escolar, ao atuar em diferentes contextos da prática profissional e, ser defensor de uma educação inclusiva e plural, que promova a valorização da vida e que reconheça as diferentes identidades e fases do desenvolvimento humano.

 

Para se chegar à estas competências, é preciso então estudar na escola campo:

 

Toda a história da escola estagiada, a vida pessoal de seus professores, sua vivência cultural interior; os fundamentos e a prática do Projeto Político Pedagógico, os espaços escolares de aprendizagem diversificados, o movimento do entorno da escola que apenas beneficia a mesma e, por fim, o planejamento e a observação curiosa e atenta da docência, da direção da escola e de todos os processos avaliativos – tanto positivos como negativos –, que sempre reprovam os alunos.

 

Acerca das duas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a Isegunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções  são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Páginas: 12345678910
11